quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estação central dos CFM sétima mais bela do mundo

A estação central dos Caminhos de Ferro de Moçambique, na cidade de Maputo (capital do país), foi escolhida pela prestigiada revista norte-americana “Newsweek” como a sétima mais bela do mundo, num “ranking” que incluiu todas as infra-estruturas do género em todo o mundo, das mais “modestas” às mais famosas.

A pesquisa da “Newsweek” tomou em consideração o traçado arquitectónico e o seu nível de conservação, algo que, no caso da imponente obra, casa a história com o empenho da instituição que a tutela, a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, em conservá-la.

A estação ferroviária de Maputo é uma obra secular concebida pelo arquitecto francês Gustave Eiffel, célebre por ser o criador de várias obras no mundo e que têm como traço comum o uso do ferro na sua execução. O seu nome ficou eternizado – e projectado – pela famosa torre parisiense que leva o seu nome.

Em Moçambique, as obras de Gustave Eiffel não se ficam pela estação ferroviário que é também património da cidade de Maputo. Foi o francês que concebeu também a Casa de Ferro, implantada nas proximidades do jardim botânico Tunduru e em que funciona hoje uma direcção do Ministério da Cultura.

A estação central dos Caminhos de Ferro foi inaugurada em março de 1910, dois anos depois do início da sua construção. Contudo, a imponência com que se lhe conhece hoje só se verificaria a partir de 1916.

Hoje, para além de estação ferroviária por onde passam milhares de passageiros e mercadorias de e para Maputo (também para os vizinhos Zimbabwe e Africa do Sul), é também um local de cultura. Nela, vários eventos de carácter cultural e artístico têm sido promovidos, ao mesmo tempo que a empresa que a tutela (CFM) agenda implantar nela um museu ferroviário.

A mais bela estação ferroviária do mundo é, segundo a revista Newsweek”, a londrina de St. Pancras, seguida pela nova-iorquina Grand Central Terminal.

Stewart Sukuma no Festival de Jazz da cidade do Cabo

O compositor e intérprete moçambicano, Stewart Sukuma, vai actuar na próxima edição do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo, que anualmente se realiza no último fim de semana de março naquela cidade sul-africana.

Os organizadores do evento, a crer no jornal “Notícias” da capital moçambicana, terão visto em Stewart um músico de grandeza suficiente para tomar parte num evento daquela envergadura, onde também desfilam nomes destacados do jazz internacional – e de ritmos enquadráveis, como os explorados pelo músico moçambicano.

Os produtores do festival do Cabo apreciaram também a performance de Stewart Sukuma durante a primeira edição do Moçambique Jazz Festival, realizado no ano passado na cidade da Matola, arredores da capital moçambicana.

Em 2008, Stewart fez vários espectáculos, na maioria virados para a promoção do seu disco “Nkuvu”, editado em 2007.

Num nível mais particular, 2008 foi fabuloso para Stewart porque foi capaz de concentrar em si toda a popularidade que podia ser dedicada a um só músico. A sua cação “Fesliminha”, do disco “Nkuvu”, destacou-se como a mais preferida dos ouvintes da Rádio Moçambique, que a escolheram para o prêmio Canção Mais Popular do ano no Top Ngoma, a principal parada musical do país.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

1965 - Stairway to The Stars - Chet Baker

Gravado em 23,24 e 25 de Agosto de 1965 numa maratona de tres dias nos estúdios Englewood Cliffs - New Jersey e com supervisão do engenheiro de som Rudy Van Gelder, Chet grava com o recem formado quinteto, tendo a frente o saxofonista tenor George Coleman (George Edward Coleman) como peça chave de sua musicas, logo depois de ter feito parte do Miles Davis Quintet. Um autentico West Coast que só Baker poderia representar.

Faixas:
01 - Cherokee
02 - Bevan Beeps
03 - Comin' On
04 - Stairway To The Stars
05 - No Fair Lady
06 - When You're Gone
07 - Choose Now
08 - Chabootie
09 - Carpsie's Groove
10 - I Waited For You
11 - The 490

Músicos:
Chet Baker - Flugelhorn
George Coleman - Sax. Tenor
Kirk Lightsey - Piano
Herman Wright - Baixo Acustico
Roy Brooks - Bateria

Download Here - Click Aqui
Boa audição - Namastê.
Uma Colaboração do Blog Borboletas de Jade

Chet Baker, John Coltrane, Miles Davis & Jazz de Vanguarda.
Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

domingo, 18 de janeiro de 2009

Sonny Clark1958 - Cool Struttin'



Host: Sharebee
Size: 73.02 MB

CLICK TO DOWNLOAD

Durante as décadas de 50 e 60, onde o Hard Bop teve o seu grande apogeu, muitos músicos de extremo valor se destacaram. Podemos citar alguns nomes, como John Coltrane, Jackie McLean, Grant Green e muitos outros de talento inquestionável. Um artista muito importante desse período e pouco lembrado é Sonny Clark. Mesmo com grandes contribuições, sejam elas como artista solo ou colaborador, Sonny ficou conhecido apenas depois da sua prematura morte em 1963, devido a uma overdose em decorrência do seu vício em heroína. Um homem que trazia um toque totalmente original nas suas raras composições, com melodias complexas e muito swing. Um dos motivos que pode ter levado Clark a ser pouco conhecido foi que ele era muito mais colaborador do que artista solo. Sonny tinha contrato com a Blue Note e trabalhou com diversos artistas da gravadora como John Coltrane, Art Farmer, Donald Byrd, Jackie McLean e outros. Sempre que vocês pensarem em Hard Bop de agora em diante, lembrem um pouco desse homem que teve uma vida curta, mas que deixou uma contribuição para vida toda.

Tracks:

01 - Cool Struttin'
02 - Blue Minor
03 - Sippin' at Bells
04 - Deep Night

Credits:

Kenny Burrell - Guitar, Sax (Alto)
Paul Chambers - Bass
Sonny Clark - Piano
Art Farmer - Trumpet
Jo Jones - Drums
Philly Joe Jones - Drums
Clifford Jordan - Trumpet, Sax (Tenor)
Pete La Roca - Drums
Alfred Lion - Producer
Jackie McLean - Sax (Alto)

http://hardbop.tripod.com/clark.html

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Enquete JazzMan!: Resultado


Na última enquete, perguntamos:
Como você conheceu o blog JazzMan!?

77 internautas votaram.

Vejam o resultado:

Orkut 16 (20%)
Google 24 (31%)
Indicação 12 (15%)
Blog parceiro 17 (22%)
MySpace 0 (0%)
Outros 8 (10%)

Esse pergunta serviu para aperfeiçoarmos a nossa linha de divulgação. Podemos constatar que a maioria dos internautas que visitam o nosso blog pela primeira vez, são oriundos do Google. Isso é ótimo! A keyword "Jazzman" na busca do mecanismo, mostra o nosso blog no topo da lista. Vamos manter assim! Vamos intensificar a nossa divulgação em blogs e orkut, pois, conseqüentemente, o nível de indicação irá aumentar. Obrigado a todos que votaram.

Na nova enquete, queremos saber:
O que você achou da Rádio JazzMan!?

Votem, participem! Vocês ajudam a fazer esse blog.

JazzMan!

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Jazz Jamaica Allstars

1993 - Skaravan


Host: Sharebee
Size: 53.52 MB

CLICK TO DOWNLOAD

O Jazz Jamaica Allstars é um dos grupos mais notáveis que misturam o Jazz com gêneros jamaicanos. Misturar Jazz com Jamaica é algo tão bom que você vai ficar dias ouvindo esse cd. Skaravan é um trabalho com as tradições do mar caribenho, usando o Jazz como um acompanhamento perfeito. No cd o grupo toca o clássico "Caravan", de Duke Ellington, onde ela foi rebatizada de "Skaravan", sendo tocada de maneira solta e divertida, coisa nunca vista em outras gravações. Sensacional!

Tracks:

1. Barbados
2. Don Cosmic
3. Skaravan (Caravan)
4. Ramblin'
5. Nubia
6. Bridge View
7. You're So Delightful
8. The Peanut Vendor
9. Green Island
10. Africa

Credits:

Cedric Brooks - Saxophone
Gary Crosby - Bass, Leader, Double Bass, Executive Producer, Bandleader
Janine Irons - Liner Notes, Photography
Jazz Jamaica Allstars - Executive Producer
Errol John - Executive Producer
Steven Jurgensmeyer - Design
Clifton Morrison - Arranger, Keyboards, Melodica, Producer, Mixing
John Ravenhall - Engineer
Rico Rodriguez - Trombone
Michael "Bami" Rose - Flute, Sax (Alto)
Kendrick Rowe - Drums
Eddie "Tan Tan" Thornton - Trumpet
Tony Uter - Percussion
Alan Weekes - Guitar

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

1965 - One Down, One Up: Live at the Half Note - John Coltrane

Faixas:
Disco 1
01 - Introduction And Announcements (Alan Grand)
02 - One Down, One Up
03 - Announcements
04 - Afro-Blue

Disco 2
01 - Introduction And Announcements (Alan Grand)
02 - Song Of Praise
03 - Announcements
04 - My Favorite Things

Musicos:
John Coltrane - Sax. Tenor & Soprano
McCoy Tyner - Piano
Jimmy Garrison - Baixo Acustico
Elvin Jones - Bateria

Downlod Here - Click Aqui CD1

Downlod Here - Click Aqui CD2
Boa audição - Namastê
Uma Colaboração do Blog Borboletas de Jade

Chet Baker, John Coltrane, Miles Davis & Jazz de Vanguarda.

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Soraya Magalhães: Maysa

Aproveitando o sucesso da minissérie Maysa, da Rede Globo, estou repostando este texto de 11/06/07, da psicóloga e colaboradora Soraya Magalhães.


Para se falar de Maysa a palavra em voga não é fossa, não é dor de cotovelo, não é sofrimento. É simplesmente o sentir. O sentir mais intenso que pode haver, pra essa cantora que já nasceu tendo o inferno na certidão – Ela é de 6/6/ 1936. E ela vai fundo! Profundeza abaixo. Queima com tanta vontade que a gente sente até vergonha de às vezes ser medíocre, sem experimentar tudo isso.

Já começa tendo que fazer pacto, dando o casamento em troca da música.

Se é pra fazer, que faça direito.

E ela enfia o pé na porta. Voz rascante. Nada de vinho suave. Nada de amenidades. O instrumento é a intensidade.

Enquanto isso a gente vai entrando na música, quase cortando os pulsos a dentadas, incorporando de vez a voz dessa mulher que solta na melodia a caixa de Pandora.

Ela sente!!!

Carrega nos olhos toda sedução. Envolve, feito promoção de traficante. Primeira vez é grátis. Depois... Danação total.

O efeito é irreversível. Quando a gente se dá conta já está com os olhos cheios, sentado encolhidinho no chão, pedindo mais. Mais. Mais...


Prá quem quiser ler mais sobre essas sensações que nos invadem a alma, nos tomam de assalto e nos deixam assim... sem saber de nada, é só clicar no endereço a seguir http://pravariar2.blogspot.com/ e conhecer um pouquinho do que faço da vida.


Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?