
a
r
o
f
a
M
o
d
e
r
n
a
Programas:
• O Jazz do Século XXI
• Os Maiores Combos do Jazz
• O Free Jazz de 1958 a 1970
• Blues: do Delta ao Blues-Rock
• Entre o Jazz e a Música Erudita
• Grandes Pianistas do Século XXI
• Novas Bandas e Músicos do Brasil
• Wynton Marsalis: as várias facetas
• Vozes da Música Popular Brasileira
• Saxofonistas do Jazz Contemporâneo
• Wynton Marsalis: influências do Gospel
• Wynton Marsalis: arranjos vanguardistas
• Wynton Marsalis: recriando o New Orleans
• Brazilian Jazz, Choro, Bossa Nova e outros
Espero receber e-mails dos amigos do Blog Jazzman com críticas, comentários e sujestões como eu recebo dos freqüentadores do Blog Farofa Moderna. A minha intenção, sobretudo, é mostrar as diferentes sonoridades que permeiam o Jazz, a Word Music e a MPB englobando desde o velho e tradicional até o moderno e a vanguarda, pois considero que a boa música supera a rotulagem: quem gosta de boa música não tem tempo pra ficar criticando esse ou aquele músico sob o engodo dos rótulos ou de tendências mercadológicas e até mesmo sob supostas tendências artísticas. Quem gosta de Jazz gosta de Jazz, ou seja, tem de não só entender que o Jazz começou com o canto e batucada dos negros americanos no século 19 e, hoje, caminha para formas diversas de improvisos, mas tem de ser convincente e apreciador tanto do novo quanto do velho: isso se o tal apreciador quiser ter uma opinião completa, onde a maior coerência dessa completude é o respeito que une o velho e o novo como uma ponte que sempre sairá da tradição e aportará no moderno, independente do tempo em que estivermos: hoje ou amanhã! Enfim, agora os apreciadores do Blog Jazzman poderá ouvir alguns programas aqui mesmo no blog: o player está do lado direito abaixo dos Podcasts Jazzman e Ziriguidum ! Os programas são de no máximo 68 minutos. Se quiserem ouvir os outros programas de maior duração e que não estão inclusos neste player é só acessar meu blog onde as programações estão no lado esquerdo e em forma de postagens. Clique nos links abaixo para acessar toda a programação:
Blog Farofa Moderna
Podcast Farofa Moderna
Obrigado Léo! Obrigado a todos os amigos do Blog Jazzman!






belo trabalho, muito melhor que rádio AM e FM
ResponderExcluirjá virei um assíduo ouvinte do seu podcast Vagner
obrigado betão...logo logo tem mais programas
ResponderExcluirVagner, legal seu podcast, mas acho que você omitiu outros grandes e importantes violinistas anteriores à Stéphane Grappelli e Stuff Smith. Por exemplo, você esqueceu do lendário Joe Venutti sempre bem acompanhado de Eddie Lang e o seu jazz manouche. Outro célebre violinista que tocou com Ellington algumas vezes, Ray Nance, que era também trompetista e pianista.
ResponderExcluirGrappelli é mais famoso, digamos assim, pelo fato dele vir de uma tradição violinistas franceses que sempre tiveram espaço mercado e recepção para esse instrumento. O violino, embora pra nós pareça um instrumento de formações clássicas, é extremamente utilizado na música popular francesa e espanhola. Daí a influência cigana que deu origem ao jazz manouche de Django e Grappelli.
No mais, a sua seleção de temas do podcast está muito boa! Parabéns. Você até me estimulou a produzir algum podcast com tais características.
Abração, meu camarada e quando puder dê uma passada no meu blog, The Feeling of Jazz (www.feelingofjazz.blogspot.com)
...
ResponderExcluiropa, meu amigo thelonious, tudo bem?
sim, para que o podcast não ficasse tão grande eu omití alguns violinistas lá do início: acho que eu até digo isso no podcast: que há muitos violinistas mais que eu considerava esses dois, Stuff Smith e Grappelli, os mais interessantes. Eu mesmo tenho um disco de Duke Ellington com Ray Nance, Grappelli e Svend Asmussen, três grandes violinistas...
obrigado por comentar...agora fica a cargo das pessoas que gostaram tentar baixar e comprar discos desses e de outros violinistas
abraços thelonious
....
ResponderExcluirtem o grande Eddie Shouth tbm thelonious
abrax