segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Arrigo Barnabé & Banda Sabor de Veneno

Disco - Clara Crocodilo
Ano - 1980
Gênero - MPB/ Vanguarda Paulista

Host: MediaFire
Link para download> Muito mais na comunidade JazzMan!

Filename: Arrigo Barnabé - Clara Crocodilo


CLICK TO DOWNLOAD


A MPB, mais propriamente relacionada à canção, sempre foi um reduto de diversas vertentes da música brasileira e, apartir de uma certa época, foi agregando estilos musicais diversos como o jazz, o rock, o pop, a música africana dentre outros. Porém poucos se atém ao fato de que nossa Música Popular Brasileira também agregou tendências artísticas e vanguardistas, as quais já tinham infestado o Hemisfério Norte algumas décadas antes de se popularizar nos terreiros do Brasil. As tendências de que falo são o Concretismo, a Música Erudita Contemporânea, a Música Experimental dentre outras. Algumas dessas tendências já vinham sendo abordadas por artistas tropicalistas apartir de 1967: Tom Zé foi um dos artistas que cunhou seu estilo baseando-se em experimentalismos, na música dodecafônica (que aprendeu com o mastro Hans-Joachim Koellreutter) e suas influências urbanas e nordestinas. Mas foi apartir do final da década de 70 que a MPB paulista surgiu com uma proposta mais definida de unir a canção brasileira com todos esses elementos da vanguarda internacional. Alguns artistas paulistas já vinham realizando experimentos em meados da década de 70 que acabaria por desencadear o movimento denominado Vanguarda Paulista, mas foi Arrigo Barnabé quem deu o maior impulso ao lançar esse disco revolucionário em 1980. Estudando na Universidade de São Paulo, Arrigo Barnabé largou o curso de arquitetura para estudar composição e regência na Escola de Comunicação e Artes. Deste então, Arrigo participou de alguns festivais como o Festival Universitário da TV Cultura, ganhando assim grande notoriedade por suas composições intrigantes. Em 1980 ele se junta à banda Banda Sabor de Veneno e grava seu primeiro disco intitulado Clara Crocodilo: o LP se tornou não só o ponto inicial mas também o maior registro da Vanguarda Paulista desde então.


Este post é uma parceria entre o Blog Jazzman ! e o Blog Farofa Moderna. Para baixar outros discos de MPB, Blues, Música Instrumental Brasileira e Jazz acesse já:

http://www.farofamoderna.blogspot.com/

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Um comentário:

  1. Concordo com o Digão... Arrigo Barnabé não é morno, é pra quem gosta de experimentação musical. À primeira "ouvida" pode soar esquisito, mas é bom demais...

    ResponderExcluir