quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Show Gabriel Grossi Trio e Raul de Souza
Por Leonardo Alcântara (JazzMan!)
Fotos: Fernanda Melonio
Se me perguntarem como vai a música instrumental brasileira, direi que vai muito bem, obrigado. A noite da última terça-feira (dia 2) foi uma confirmação disso, quando presenciei o belo encontro de duas gerações da música instrumental. Dando continuidade ao projeto Circular BR, no Teatro Caixa Cultural, o jovem gaitista Gabriel Grossi convidou o trombonista Raul de Souza, um dos nossos expoentes musicais.
Gabriel Grossi abriu o show já mostrando por que é considerado um dos grandes instrumentistas do atual cenário instrumental brasileiro. Junto ao seu trio, completado pelos jovens Guilherme Ribeiro (Teclado) e Serginho Machado (Bateria), Grossi impressionou por sua habilidade em uma performance que mesclava momentos de suavidade e virtuose.
Com o repertório diversificado, Grossi e seus "irmãos de som" – assim como ele mesmo definiu seus companheiros – executaram com muita autoridade músicas com melodias que transitavam em diversas vertentes da música brasileira, como bossa, forró e samba. Composições próprias, que ratificavam o talento autoral de Grossi, eram alternadas com músicas de compositores influentes, como Baden Powell e Noel Rosa.
Num momento marcante, Grossi deu vez ao experimentalismo na música “Dama de Ouro”, distorcendo o som de sua gaita em uma performance imprevisível, repleta de efeitos inusitados. Depois, Grossi revelou que a tal “Dama de Ouro” na verdade é uma cachaça.
Antes de chamar Raul de Souza, Grossi executou "Toca Raul", música feita em homenagem ao trombonista e uma alusão ao famoso "toca Raul!" que ouvimos nos shows. Mas o Raul da vez era o de Souza. O próprio Gossi explicou a composição: "As pessoas nos shows costumam gritar "toca Raul". Mas esse Raul aqui é o nosso Raul de Souza", disse.
Na metade do show, Grossi chamou Raul para dividir o palco, no grande momento da noite. Visivelmente emocionado, Grossi disse: "está chegando um dos grandes pioneiros da nossa música instrumental, o nosso muso inspirador, Raul de Souza".
Os dois começaram tocando “Só por amor”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, com direito a um longo e belo solo de Raul, que mostrou a versatilidade e técnica de sempre. Quando os dois se colidiam, mantinham suas marcas vigorosas de energia e improviso, numa apresentação marcada pelo sentimento e pela qualidade do trabalho desenvolvido.
No final do show, Raúl agradeceu o carinho: "estou muito feliz em voltar a tocar na minha cidade natal. Fico honrado em tocar com essa rapaziada jovem e brasileira, que hoje pode improvisar à vontade". E nós, mais honrados ainda em acompanhar tudo isso. JM
Fotos:
http://www.gabrielgrossi.com/
http://www.myspace.com/gabrielgrossi
http://www.myspace.com/rauldesouzaofficialsite
Projeto Circular BR
http://circularbr.com.br/
Link Quebrado? Post Sem Foto?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dupla imbatível: Leo e Nanda....
ResponderExcluirAdorei a matéria, Leo e Nanda nas fotos, como sempre, sensível, precisa e super técnica.
Parabéns aos dois.
O show deve ter sido realmente imperdível!!!!!!
grande beijos pra vcs.
Flavina