Origem do nome
Não se tem um consenso total entre os pesquisadores e historiadores sobre a origem da palavra. Só uma coisa é certa, ela já existia na língua americana muito antes do nascimento do Jazz como forma de música. Os pesquisadores Tecker e Harold Wentworth citam os termos gism e jasm, oferecendo várias interpretações, jasm era utilizado nos estados do sul como sinônimo de energia e entusiasmo, também diz se que em 1860 este vocábulo indicava uma mulher particularmente apaixonada; em 1886 era utilizado para significar valor, força, talento, etc., no final do século XIX, como sinônimo de virilidade, a palavra também foi associada em New Orleans ao ato sexual ou ao cheiro que saia dos corpos dos negros quando transavam. Enfim, esse é um assunto interessante mais que não cabe a nos nós querermos por um ponto final essa discussão. O termo jazz começou a ser usado para designar uma forma de música no final dos anos 10 e início dos anos 20 em New Orleans. Em 1908 Nick La Rocca, Larry Shields e Eddie Edwards formaram o grupo “Original Dixieland Jass Band”, que vieram em 1917 a gravar em Nova York o que seria o primeiro disco onde aparecia a palavra Jass, que depois veio a se grafar Jazz.
Pouco depois em 1915, no Lem's Café de Chicago, o trombonista Tom Brown de New Orleans, apresentou seu grupo, o “Brown New Orleans Jass Band”.
Esses foram junto com o pianista Jelly Roll Morton (que se autodenominava ‘O criador do jazz’), o cornetista King Oliver com sua Original Creole Jazz Band, e o clarinetista e sax-sopranista Sidney Bechet os primeiros grupos oficiais de jazz.
Não há consenso entre os pesquisadores quando se trata de quando e de quem realmente começou a usar a palavra Jazz ou Jass. Por tanto não entraremos em detalhes sobre esse assunto.
Na próxima semana onde começaremos a falar das origens e influência desse ritmo que nos une e nos entusiasma a cada dia. Até lá!
tiagotoxa@ig.com.br e Tiago Toxa também no Orkut!
Link Quebrado? Post Sem Foto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário