quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dave Brubeck Quartet

1964 - Jazz Impressions of Japan


Host: MediaFire
Size: 64.48 MB

CLICK TO DOWNLOAD

COMENTE ESTA POSTAGEM - AVALIE ESTE CD

O Brasil celebra 100 anos de imigração japonesa, relação saudável e duradoura com um dos povos mais impressionantes de toda a humanidade. Podemos dizer que a cultura japonesa, seja ela a arcaica ou a moderna, é um marco uma referência para artistas de vários países do mundo, inclusive para músicos do Jazz. Talvez, pelo vício que temos em obedecer os palpites da mídia, os apreciadores mais desavisados se lembrem apenas das notas de Bill Evans para o disco Kind of Blue de 1959, nas quais o pianista explica alguns pontos da improvisação do disco comparando com a arte japonesa, onde a improvisação também tem uma atenção toda especial. Mas se procurarmos, referência é o que não falta: hoje o japão detém alguns dos maiores performancers, alguns dos maiores músicos de música improvisada: um dos destaques japonês é o noisecore que é uma arte da pós-modernidade que trabalha com improviso, experimetalismo e ruídos.

O Jazz, propriamente dito, flertou em diversas vezes com a cultura japonesa. Este disco que vos trago é um dos mais belos registros dessa relação: em 1964, 13 anos após o início do seu glorioso Quarteto, Dave Brubeck ainda conseguia provar que podia ser criativo cruzando seu estilo próprio com as sonoridades japonesas. Trata-se de um registro gravado após uma turnê do Quarteto pelo Japão em 1963. A turnê mostra que Dave Brubeck atendeu aos palpites do seu mestre, o compositor Darius Milhaud, de viajar mais e estar atentos às sonoridades de outros lugares do mundo. É interessante falar dessa relação porque o próprio Darius Milhaud foi um grande viajante em busca de novas sonoridades: inclusive, Milhaud já havia residido no Brasil no início do século XX, incorporando sonoridades da cultura brasileira em suas composições; a mesma atenção Milhaud deu ao blues e jazz em suas obras. Assim Dave Brubeck atende aos palpites do seu mestre sem deixar a autencidade jazzística de lado, incorporando as sonoridades japonesas, fundindo as escalas da música japonesa com blues, usando também muito colorido através do uso de escalas modais, prática já difundida através das criações de Bill Evans e Miles Davis. No Podcast abaixo, Os Maiores Combos do Jazz, há duas faixas desse disco para audição: o podcast salienta, inclusive, a grande importância do Dave Brubeck Quarteto para o Jazz Moderno.

Tracks:

1. Toyko Traffic
2. Rising Sun
3. Toki's Theme - (from "Mr. Broadway")
4. Fujiyama
5. Zen Is When
6. City Is Crying, The
7. Osaka Blues
8. Koto Song

Credits:

Recorded at CBS Studios, New York, New York between January 30, 1960 and June 17, 1964. Originally released on Columbia (9012). Includes liner notes by Dave Brubeck.

Dave Brubeck Quartet: Dave Brubeck (piano); Paul Desmond (alto saxophone); Eugene Wright (bass); Joe Morello (drums).

Reissue producers: Didier C. Deutsch, Darcy M. Proper, Russell Gloyd.

Este post é uma parceria entre o Blog Farofa Moderna e o Blog Jazzman!. Para baixar outros discos de Jazz, Funk, MPB, Música Instrumental Brasileira e afins, é só acessar :

http://www.farofamoderna.blogspot.com/

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?




2 comentários:

  1. Putz, faz muito tempo que eu procuro esse disco e não acho em lugar nenhum... Obrigado!
    O blog de vocês, como sempre, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que ótima descoberta de um cd esta!
    Gostei fácil desse cd, Japão e Dave Brubeck numa embalagem só... Maravilhoso!

    ResponderExcluir