Olá, bem vindos a mais um podcast: dessa vez o Podcast Farofa Moderna aborda algumas das interessantíssimas composições de Wayne Shorter.
Wayne Shorter se evidenciou, inicialmente, na grande banda - e grande escola do Hard Bop - Art Blakey’s Jazz Messengers, do grande baterista Art Blakey, um dos pais da bateria moderna e um dos maiores mestres da história do Jazz. Já nessa banda o jovem Wayne Shorter se revelou um grande líder e compositor, chegando até ser o braço direito de Blakey. Nesse período a banda também tinha os grandes Lee Morgan e Freddie Hubbard como os trompetistas efetivos. O podcast aborda duas composições do início de Shorter como líder: o programa começa com a composição "Blues à La Carter" e "Pug Nose", criações que estão no disco “Introducing Wayne Shorter de 1959, com os grandes hardboppers que eram regulares colaboradores de Miles Davis até então; em seguida vem uma a composição "Dance Cadaverous" do disco Speak no Evil de 1964. Com tanto sucesso e talento à mostra, Wayne Shorter foi logo requisitado por Miles para substituir o posto que pertenceu à John Coltrane até 1959; até 1963 Miles trabalharia com uma banda indefinida: em 1964 banda define aquele que é chamado de “ segundo quinteto clássico de Miles Davis”, chamando os jovens Wayne Shorter (sax tenor), Herbie Hancock (piano), Tonny Williams (bateria) e Ron Carter (contrbaixo). Para todos na banda, trabalhar com Miles Davis foi uma ascensão e tanto: especialmente para Wayne Shorter que logo ocupou o posto de principal compositor da banda. Essa fase de Miles Davis é conhecida como “jazz modal”, pois desde o lançamento do álbum Kind of Blue em 1959, Miles vinha trabalhando preferencialmente com composições escritas baseadas nas escalas modais propostas por George Russel e não mais em acordes, desencadeando, assim, uma grande revolução harmônica que, de forma elaborada, chegou a convergir até mesmo com atonalidade já presente no Free Jazz: dessa fase tardia do Hard Bop - que também pode ser entendida como o iníco do período denominado Pós-Bop - ouviremos três composições interessantíssimas de Shorter: Pinocchio, Footprints e a balada Íris. Por fim, o posdcast termina com mais duas composições de Shorter, as quais estão no disco The Soothsayer e Adam's Apple, discos de 1965 e 1966 respecitivamente. O ultimo tema do podcas é a linda composição Ana Maria de 1974, fase em que Wayne Shorter já estava trabalhando com o Fusion: nesse ano de 1974, Shorter tinha vindo ao Brasil com seus amigos Herbie Hancock e Airto Moreira, o percussionista brasileiro que tinha sido parceiro de Hermeto Pascoal anos antes e tinha se mudado para os EUA em 1970, chegando a ser um dos regulares integrantes das bandas fusionistas de Miles Davis.
Aqui no Brasil, Wayne Shorter se encantou com a riqueza sonora proposta pelo vigente Tropicalismo e, mais ainda, se encantou com a música lírica e melodiosa do mineiro Milton Nascimento, um dos cantores brasileiros que, cada vez mais, ultrapassava as barreiras nacionais para fazer sucesso mundo afora. Assim, Shorter chama Milton Nascimento para gravar o grande disco Native Dancer em 1974, criando mais um dos maiores clássicos do Fusion. Em “Ana Maria”, composição que está no disco Native Dancer, Wayne Shorter toca lindamente seu sax soprano, instrumento que viria a ser sua segunda opção de trabalho depois do sax tenor.
Observação: Muito embora, alguns críticos afirmam que Wayne Shorter tem seu grande espaço na história do Jazz justamente por causa das suas célebres composições, temos que nos lembrar que ele é também um dos maiores saxofonistas; talvez o único que pudesse substituir John Coltrane no mainstream naquela época: Shorter, que inicialmente tinha Trane como uma das suas maiores influências, se torna um saxtenorista de estilo próprio e peculiar, sobretudo a partir do período em que trabalhou com Miles Davis. O podcast aborda esse período áureo de Shorter.
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OBS: se você quiser escutar este podcast sem baixar ou quiser escutá-lo enquanto baixa, é só clicar no player do Podcast Farofa Moderna aqui mesmo no Blog Jazzman: o player se encontra no lado direito, abaixo dos Podcasts Jazzman e Ziriguidum. Boa Audição!
1º Bloco
Blues à La Carter ( do disco “Introducing Wayne Shorter” de 1959)
Pug Nose (do disco “Introducing Wayne Shorter” de 1959)
Wayne Shorter - tenor saxophone
Lee Morgan – trumpet
Wynton Kelly - piano
Paul Chambers - bass
Jimmy Cobb – drums
Dance Cadaverous ( do disco Speak no Evil de 1964)
Wayne Shorter - tenor saxophone
Freddie Hubbard - trumpet
Herbie Hancock – piano
Ron Carter – bass
Elvin Jones - drums
2º Bloco
Pinocchio (do disco Nefertiti – Miles Davis 1967)
Footprints ( do disco Miles Smiles – Miles Davis 1966)
Iris ( do disco E.S.P – Miles Davis 1965)
Miles Davis – trumpet
Wayne Shorter – tenor saxfophone
Herbie Hancock – piano
Tonny Wylliams – drums
Ron Carter - bass
3º Bloco
The Soothsayer ( do disco The Soothsayer de 1965)
Wayne Shorter – tenor saxophone
James Spauding – alto saxophone
Freddie Hubbard – trumpet
McCoy Tyner – piano
Ron Carter – bass
Tonny Williams – drums
Adam’s Apple ( do disco Adam’s Apple de 1966)
Wayne Shorter – tenor saxophone
Herbie Hancock – piano
Reggie Workman – bass
Joe Chambers - drums
Ana Maria ( do disco Native Dancer de 1974 – Wayne Shorter e Milton Nascimento)
Wayne Shorter se evidenciou, inicialmente, na grande banda - e grande escola do Hard Bop - Art Blakey’s Jazz Messengers, do grande baterista Art Blakey, um dos pais da bateria moderna e um dos maiores mestres da história do Jazz. Já nessa banda o jovem Wayne Shorter se revelou um grande líder e compositor, chegando até ser o braço direito de Blakey. Nesse período a banda também tinha os grandes Lee Morgan e Freddie Hubbard como os trompetistas efetivos. O podcast aborda duas composições do início de Shorter como líder: o programa começa com a composição "Blues à La Carter" e "Pug Nose", criações que estão no disco “Introducing Wayne Shorter de 1959, com os grandes hardboppers que eram regulares colaboradores de Miles Davis até então; em seguida vem uma a composição "Dance Cadaverous" do disco Speak no Evil de 1964. Com tanto sucesso e talento à mostra, Wayne Shorter foi logo requisitado por Miles para substituir o posto que pertenceu à John Coltrane até 1959; até 1963 Miles trabalharia com uma banda indefinida: em 1964 banda define aquele que é chamado de “ segundo quinteto clássico de Miles Davis”, chamando os jovens Wayne Shorter (sax tenor), Herbie Hancock (piano), Tonny Williams (bateria) e Ron Carter (contrbaixo). Para todos na banda, trabalhar com Miles Davis foi uma ascensão e tanto: especialmente para Wayne Shorter que logo ocupou o posto de principal compositor da banda. Essa fase de Miles Davis é conhecida como “jazz modal”, pois desde o lançamento do álbum Kind of Blue em 1959, Miles vinha trabalhando preferencialmente com composições escritas baseadas nas escalas modais propostas por George Russel e não mais em acordes, desencadeando, assim, uma grande revolução harmônica que, de forma elaborada, chegou a convergir até mesmo com atonalidade já presente no Free Jazz: dessa fase tardia do Hard Bop - que também pode ser entendida como o iníco do período denominado Pós-Bop - ouviremos três composições interessantíssimas de Shorter: Pinocchio, Footprints e a balada Íris. Por fim, o posdcast termina com mais duas composições de Shorter, as quais estão no disco The Soothsayer e Adam's Apple, discos de 1965 e 1966 respecitivamente. O ultimo tema do podcas é a linda composição Ana Maria de 1974, fase em que Wayne Shorter já estava trabalhando com o Fusion: nesse ano de 1974, Shorter tinha vindo ao Brasil com seus amigos Herbie Hancock e Airto Moreira, o percussionista brasileiro que tinha sido parceiro de Hermeto Pascoal anos antes e tinha se mudado para os EUA em 1970, chegando a ser um dos regulares integrantes das bandas fusionistas de Miles Davis.
Aqui no Brasil, Wayne Shorter se encantou com a riqueza sonora proposta pelo vigente Tropicalismo e, mais ainda, se encantou com a música lírica e melodiosa do mineiro Milton Nascimento, um dos cantores brasileiros que, cada vez mais, ultrapassava as barreiras nacionais para fazer sucesso mundo afora. Assim, Shorter chama Milton Nascimento para gravar o grande disco Native Dancer em 1974, criando mais um dos maiores clássicos do Fusion. Em “Ana Maria”, composição que está no disco Native Dancer, Wayne Shorter toca lindamente seu sax soprano, instrumento que viria a ser sua segunda opção de trabalho depois do sax tenor.
Observação: Muito embora, alguns críticos afirmam que Wayne Shorter tem seu grande espaço na história do Jazz justamente por causa das suas célebres composições, temos que nos lembrar que ele é também um dos maiores saxofonistas; talvez o único que pudesse substituir John Coltrane no mainstream naquela época: Shorter, que inicialmente tinha Trane como uma das suas maiores influências, se torna um saxtenorista de estilo próprio e peculiar, sobretudo a partir do período em que trabalhou com Miles Davis. O podcast aborda esse período áureo de Shorter.
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OBS: se você quiser escutar este podcast sem baixar ou quiser escutá-lo enquanto baixa, é só clicar no player do Podcast Farofa Moderna aqui mesmo no Blog Jazzman: o player se encontra no lado direito, abaixo dos Podcasts Jazzman e Ziriguidum. Boa Audição!
1º Bloco
Blues à La Carter ( do disco “Introducing Wayne Shorter” de 1959)
Pug Nose (do disco “Introducing Wayne Shorter” de 1959)
Wayne Shorter - tenor saxophone
Lee Morgan – trumpet
Wynton Kelly - piano
Paul Chambers - bass
Jimmy Cobb – drums
Dance Cadaverous ( do disco Speak no Evil de 1964)
Wayne Shorter - tenor saxophone
Freddie Hubbard - trumpet
Herbie Hancock – piano
Ron Carter – bass
Elvin Jones - drums
2º Bloco
Pinocchio (do disco Nefertiti – Miles Davis 1967)
Footprints ( do disco Miles Smiles – Miles Davis 1966)
Iris ( do disco E.S.P – Miles Davis 1965)
Miles Davis – trumpet
Wayne Shorter – tenor saxfophone
Herbie Hancock – piano
Tonny Wylliams – drums
Ron Carter - bass
3º Bloco
The Soothsayer ( do disco The Soothsayer de 1965)
Wayne Shorter – tenor saxophone
James Spauding – alto saxophone
Freddie Hubbard – trumpet
McCoy Tyner – piano
Ron Carter – bass
Tonny Williams – drums
Adam’s Apple ( do disco Adam’s Apple de 1966)
Wayne Shorter – tenor saxophone
Herbie Hancock – piano
Reggie Workman – bass
Joe Chambers - drums
Ana Maria ( do disco Native Dancer de 1974 – Wayne Shorter e Milton Nascimento)
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