O Jazz das Big bands e o Swing
Embora as bigbands estejam associadas a uma era ligeiramente posterior, havia várias dessas orquestras tocando durante os anos 20 e o começo dos anos 30. Entre elas, a Fletcher Henderson. Os anos 30 trouxeram a era do swing e o surgimento das bigbands como a música popular do momento. Entre os músicos importantes desta era, estão:
Saxofonista: Lester Young
Trompetista: Roy Eldridge, Harry “Sweets” Edison, Cootie Williams e Charles Shavers
Pianistas: Duke Ellington, Oscar Peterson
Vocalistas: Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Dinah Washington
O estilo desses músicos pode ser mais bem resumido dizendo-se que eles se concentravam basicamente em tocar melodicamente, no molejo do swing, e no desenvolvimento da sonoridade individual. O blues foi um elemento importante dessa música.
Diferente dos pequenos grupos de jazz, essas bandas, compostas de 12 a 25 membros, tinham músicas completamente arranjadas e anotadas em partitura. Solos improvisados poderiam ser requeridos pelo arranjador. Era uma forma de jazz doce, romântica e melódica.
Embora o estilo fosse desavergonhadamente comercial, sempre contava com músicos de primeira linha, que trocaram, com a chegada da era do swing, o estilo anterior no qual se enquadravam.
Após o fim dos anos 20, emergiu uma nova forma de jazz, mais “autêntica”, no sentido de que fazia um uso maior da improvisação. Apenas algumas gravações foram feitas e forma nomeadas de “race records”, em alusão ao fato de serem gravações feitas e destinadas ao público afro-americano.
Devido ao grande sucesso das Big Bands, os músicos mais velhos, de gerações anteriores, se sentiram forçados a se adaptar, ou se aposentarem. O próprio mercado, atormentado pela recessão, não aceitava formatos menores de grupos musicais. Não se podia arriscar.
Essa foi a era das transmissões ao vivo de rádio, costa -a- costa dos Estados Unidos. As transmissões eram não só nos estúdios das emissoras, como também diretas de salões de baile.
Em um primeiro momento, as big bands, com pouca ou nenhuma improvisação, roubam a cena. Aos poucos, começando em um movimento restrito – com as race records – e em seguida, por volta de 1935, ganhando a popularidade do mainstream e do público branco vem o swing.
O swing propriamente dito é um estilo caracterizado pela liberdade de improvisação e ausência de cordas (a partir dos anos 40, as cordas retornam ao swing). Seria suplantado no fim dos anos 40 pelos pop standards cantados por vocalistas influenciados pela melodia romântica das bigbands, como Frank Sinatra e Bing Crosby.
O declínio de popularidade do swing coincide com o período da Segunda Guerra Mundial. Com a crise gerada pela guerra, ficava difícil manter bandas com muitos membros porque os músicos, ou pelo menos grande parte deles, estava além-mar lutando. A economia dos tempos de guerra tornara os preços e custos de uma turnê proibitivos.
Outro fato a se considerar é “The 1942 Recording Ban”. Uma greve dos músicos ocorrida nos Estados Unidos por conta de desentendimentos quanto ao pagamento de royalties em cima das gravações. Os músicos se recusavam a fazer o instrumental para acompanhar a voz e, por conta disso, gravações desse período costumavam ser acompanhadas de coros. Para sobreviver durante a greve, inúmeras gravadoras relançavam discos antigos, alguns datando de 1920 (o início das gravações eletrônicas). Para algumas gravadoras, a greve só acabou em 1944, mas a Decca Records entrou em acordo com seus músicos em setembro de 43. A greve foi promovida pela AFM (American Federation of Musicians).
Com o fim da greve, passado mais algum tempo, o swing evolui para novos estilos como o jump blues e o bebop.
Sugestões de audições para entender o período:
Artie Shaw
Benny Goodman
Buddy Rich
Count Basie
Chick Webb
The Dorsey Brothers
Duke Ellington
Earl Hines
Fletcher Henderson
Gene Krupa
Glen Miller
Gloria Parker
Harry James
Louis Prima
Shep Fields
Link Quebrado? Post Sem Foto?
Prezado, primeiramente gostaria de elogiar seu blog, muito bom! Será que você poderia colocar dentre os seus links o meu blog Cultura Nordestina: http://culturanordestina.blogspot.com/? Trata-se de um blog voltado a divulgar os mais variados aspectos de nossa cultura popular nordestina e brasileira. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirGrande abraço,
Own, eu AMO Earl "Fatha" Hines, mas procuro CD dele desde a adolescência e não encontro nem com encomenda! =( Tem alguma sugestão de site pra baixar?
ResponderExcluir"Scooby Dooby Doo!!!" - Scoby Doo
ResponderExcluir"To be or not to be" - Shakespeare
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