sexta-feira, 4 de abril de 2008

Brazilian Octopus com Hermeto Pascoal

1969 - Brazilian Octopus


Host: Sharebee
Link para download> Muito mais na comunidade JazzMan!

Filename: JM_BO_BO.zip

CLICK TO DOWNLOAD

COMENTE ESTA POSTAGEM - AVALIE ESTE CD

Imagine reunir numa mesma banda músicos de orientações tão diversas, como o bruxo dos mil instrumentos Hermeto Pascoal, o herói da guitarra pós-tropicalista Lanny Gordin, o bossanovista Cido Bianchi (ex-pianista do Jongo Trio e do Milton Banana Trio), o violonista Olmir Alemão Stocker (autor de O Caderninho, hit da geração jovem guarda) e o jazzista Nilson da Matta (contrabaixista que hoje vive nos EUA). Esse encontro inusitado aconteceu mesmo, mais exatamente em 1968. Marca um capítulo pouco conhecido da história da nossa música instrumental, intitulado Brazilian Octopus, e resultou num álbum homônimo que hoje é disputado por colecionadores. "Sem dúvida, o grupo mais estranho surgido na música brasileira", comenta Marcelo Dolabela, em seu dicionário ABZ do Rock Brasileiro (ed. Estrela do Sul, 1987).

O Brazilian Octopus foi formado em São Paulo, no início de 1968, por iniciativa de Lívio Rangan, o todo-poderoso diretor de eventos da Rhodia - empresa da área têxtil que produzia arrojados shows-desfiles para promover seus produtos. Por sinal, o Brazilian Octopus já nasceu com uma regalia incomum no mercado musical da época: um contrato de trabalho por um ano, que incluía três meses de ensaios pagos. Da primeira formação, além de Bianchi (piano e órgão), Lanny (guitarra) e Alemão (violão e guitarra), participavam também Douglas de Oliveira (bateria), João Carlos Pegoraro (vibrafone), Carlos Alberto Alcântara (sax tenor e flauta), Cazé (sax alto) e Matias (contrabaixo). Na época, esses mesmos músicos gravaram um disco com o saxofonista japonês Sadao Watanabe, que não chegou a ser lançado no Brasil. Rangan formou o Brazilian Octopus para executar ao vivo a trilha sonora do Momento 68, o mais ambicioso dos espetáculos institucionais da Rhodia produzidos até então no país. Com direção musical do maestro Rogério Duprat e direção cênica de Ademar Guerra, esse show-desfile tinha os atores Raul Cortês e Walmor Chagas encabeçando o elenco, ao lado dos cantores Gilberto Gil, Caetano Veloso, Eliana Pitman e do bailarino Lennie Dale. Os textos eram assinados por Millôr Fernandes. "Eu me fantasiei de leão várias vezes naqueles desfiles da Rhodia. O grupo todo se vestia de bicho e tocava dentro de uma jaula", lembra Hermeto, que veio a substituir Cazé, alguns meses depois, junto com Nilson da Matta, que assumiu o contrabaixo. Apesar de suas trajetórias diversas, quase todos os integrantes do grupo já se conheciam da noite paulistana, especialmente da boate Stardust (dirigida pelo pai de Lanny), onde Hermeto, Bianchi e Alemão tocavam com freqüência.

Produzido por Mário Albanese e Fausto Canova, o álbum do Brazilian Octopus inclui ainda arranjos das conhecidas Casa Forte (de Edu Lobo), Pavane (Gabriel Fauré), Canção de Fim de Tarde (dos bossa-novistas Walter Santos e Thereza Souza), Gosto de Ser Como Sou e Gamboa (ambas de Mário Albanese e Ciro Pereira), que exploravam uma característica sonoridade produzida pelas flautas com o vibrafone, o órgão e as guitarras. "Nunca recebemos um tostão por esse disco. Parece que ele foi lançado na Europa, onde fez até um certo sucesso", diz Carlos Alberto, lembrando que os integrantes do Brazilian Octopus chegaram a procurar a diretoria da Fermata, para tirar satisfações sobre a vendagem do álbum. Em vez de cheques, receberam apenas elogios e um convite para gravar outro disco. Como imaginaram que não receberiam nada novamente, recusaram. Terminou ali o inusitado octeto.

Tracks:

1 - Gamboa
(Ciro Pereira - Mário Albanese)
2 - Rhodosando
(Hermeto Pascoal)
3 - Canção latina
Olmir Stocker - Vitor Martins)
4 - Pavane
(B. Octopus - Gabriel Fauré)
5 - As borboletas
(A. Popp - P. Cour)
6 - Momento B/8
(B. Octopus - Rogério Duprat)
7 - Summerhill
João C. Pegoraro)
8 - Gosto de ser como sou
(Ciro Pereira - Mário Albanese)
9 - Chayê
(Hermeto Pascoal)
10 - Canção de fim de tarde
(Thereza Souza - Walter Santos)
11 - O pássaro
(Alexander Gordin)
12 - Casa forte
(Edu Lobo)

Credits:
Hermeto Pascoal - flute
lanny Gordin - guitar
Aparecido Bianchi - piano, organ
Carlos Alberto de Alcãntara Pereira - flute, saxophone
Douglas de Oliveira - drums
Joao Carlos Pegoraro - vibraphone
Nilson Matta - bass
Alemão - guitars

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

5 comentários:

  1. Gracias por Octopus.
    Que lindo tener esos Cd recuperados donde esta Hermeto.
    Hermeto es muy querido aqui en argentina y para mi es mi idolo.
    Luis el medico
    San Luis Ar

    ResponderExcluir
  2. Yo me quedo feliz en ver nuestros hermanos argentinos prestigiando ese talentosíssimo músico brasileño. Un hombre de Brasil, pero con un oído universal.

    ResponderExcluir
  3. great music!
    check out
    calisoulbrother records
    for rare soul, jazz, funk, brazil & latin records!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso CD, é o primeiro do Hermeto Pascoal que eu escuto.
    Gostei bastante, os timbres, as músicas...
    demais!

    ResponderExcluir
  5. Fantástica música. Fiquei mesmo bastante surpreendido. Não conhecia este disco. Estou maravilhado. :-)

    ResponderExcluir