Storyville
Bom, depois de saber q chegamos a 1 milhão de acessos, só me resta pedir 1 milhão de aplausos pra todos nós que estamos aqui nessa nossa resistencia cultural diária! Aplausos e mais aplausos!
Hoje falaremos de New Orleans; Especificamente de uma parte ou bairro da mesma, chamado Storyville. Esse lugar ficou amplamente conhecido como o lugar onde os elementos do Jazz se fundiram. Storyville era o bairro boêmio da cidade de New Orleans. Uma região onde por lei a prostituíção era tolerada (lei que perdurou de 1897 a 1917), e onde os elementos da cultura local se misturavam e todos se cruzavam, sem distinções de classes. Toda essa concentração de bordeis, saloons, cabarés e casas de jogo atraíu todos os tipos de músicos, desde pianistas de Ragtime, passando por trios de cordas, até as bandas de metais. Era uma zona com criminalidade elevada e o álcool e as drogas corriam soltas.
Segundo Armstrong, ‘a escala de valores em Storyville era diferente do que a da boa sociedade branca; Nada tinha de desonroso ser preso’.
Storyville foi o principal "laboratório" de criação do estilo que ficou conhecido como Jazz New Orleans. O estilo de Jazz New Orleans se caracteriza por três linhas melódicas que se contraponteiam, executadas por uma corneta (ou trompete), um trombone e uma clarineta. O instrumento líder é a corneta (ou trompete), o trombone orienta o seu contraponto e a clarineta ornamenta o toque de ambos com uma ágil condução melódica, os três são apoiados por uma base rítmica, formada pelo contrabaixo ou tuba, as percusões (mais adiante suplantadas pela bateria) e o banjo ou guitarra; Mais adiante o piano também passou a fazer parte da formação. Como as primeiras bandas de New Orleans surgiram das bandas de desfile, muito raramente usavam o piano. No que diz respeito à harmonia, o Jazz New Orleans é geralmente mais simples do que as progressões de ragtime; raramente se usam acordes muito complexos, há pouca modulação além do desuso de tons com muitos bemóis e sustenidos.
Chama-se de seção ritma de uma banda ou orquestra a bateria (ou percussões), o piano, o contrabaixo (que substituiu a tuba) e a guitarra (que substituiu o banjo).A música de New Orleans era conhecida como hot (quente), pela sua característica de sonoridade. Nesta fase New Orleans foi a capital do jazz e sua importância se estendeu até os anos 20. Infelizmente o período criativo deste estilo não viveu a época das gravações. Ele se tornou popular, num sentido mais amplo graças a gravações feitas na década de vinte. E também teve uma fase revivalista nos anos quarenta.
O primeiro grande compositor do Jazz foi Jelly Roll Morton; Utilizando sincopes freqüentes, sua música tinha swing; Viave-se na sua música um balanço que os Rags não tinham. Foi ele que introduziu as improvisações rítmicas e melódicas na repetição do tema, ao invez de repeti-lo com as mesmas notas (faixas 4 e 5 do CD de apoio). Além de Jelly Roll Morton, podemos citar como expoentes dessa primeira faze, King Oliver e Louis Armstrong.
Segundo Armstrong, ‘a escala de valores em Storyville era diferente do que a da boa sociedade branca; Nada tinha de desonroso ser preso’.
Storyville foi o principal "laboratório" de criação do estilo que ficou conhecido como Jazz New Orleans. O estilo de Jazz New Orleans se caracteriza por três linhas melódicas que se contraponteiam, executadas por uma corneta (ou trompete), um trombone e uma clarineta. O instrumento líder é a corneta (ou trompete), o trombone orienta o seu contraponto e a clarineta ornamenta o toque de ambos com uma ágil condução melódica, os três são apoiados por uma base rítmica, formada pelo contrabaixo ou tuba, as percusões (mais adiante suplantadas pela bateria) e o banjo ou guitarra; Mais adiante o piano também passou a fazer parte da formação. Como as primeiras bandas de New Orleans surgiram das bandas de desfile, muito raramente usavam o piano. No que diz respeito à harmonia, o Jazz New Orleans é geralmente mais simples do que as progressões de ragtime; raramente se usam acordes muito complexos, há pouca modulação além do desuso de tons com muitos bemóis e sustenidos.
Chama-se de seção ritma de uma banda ou orquestra a bateria (ou percussões), o piano, o contrabaixo (que substituiu a tuba) e a guitarra (que substituiu o banjo).A música de New Orleans era conhecida como hot (quente), pela sua característica de sonoridade. Nesta fase New Orleans foi a capital do jazz e sua importância se estendeu até os anos 20. Infelizmente o período criativo deste estilo não viveu a época das gravações. Ele se tornou popular, num sentido mais amplo graças a gravações feitas na década de vinte. E também teve uma fase revivalista nos anos quarenta.
O primeiro grande compositor do Jazz foi Jelly Roll Morton; Utilizando sincopes freqüentes, sua música tinha swing; Viave-se na sua música um balanço que os Rags não tinham. Foi ele que introduziu as improvisações rítmicas e melódicas na repetição do tema, ao invez de repeti-lo com as mesmas notas (faixas 4 e 5 do CD de apoio). Além de Jelly Roll Morton, podemos citar como expoentes dessa primeira faze, King Oliver e Louis Armstrong.
Filme sugerido: New Orleans
Tiagotoxa@ig.com.br e Tiago Toxa também no Orkut
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