quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Aziza Mustafa

1995 - Dance of Fire

Host: MediaFire
Size: 63.15 MB

CLICK TO DOWNLOAD

Na internet você encontra de tudo, coisas que sem esse meio de comunicação seria praticamente impossível ou levaria um tempo considerável. E quando o assunto é música (novidades) a internet passa a ser uma ferramenta indispensável.

Fui pesquisar sobre Aziza Masfata por causa de um pedido na comunidade do JazzMan!, até então eu jamais ouvi falar dela e encontrei um álbum e alguns comentários que me chamaram e muito a atenção. Então como eu sempre procuro aumentar meu conhecimento no mundo do jazz, baixei e conferi. O resultado não poderia ser melhor, superou minhas expectativas.

Aziza Mustafa é cantora/pianista de jazz, nasceu em Baku capital do Azerbaijão – isto foi o que me chamou a atenção. O pai dela – Vagif Mustafa Zadeh - era pianista e compositor, famoso por misturar mugam – a música tradicional do país – com o jazz. Sua mãe era uma cantora lírica que abandonou os palcos para se dedicar à carreira da filha, que ganhou o primeiro prêmio do prestigioso concurso de piano "Thelonius Monk" nos EUA com o seu próprio estilo, herdado das influências diretas do pai.

“Dance of Fire” (1995) é o terceiro álbum da sua carreira (que conta com 9 atualmente). Confesso que no meu pouco conhecimento não ouvi nada igual. Aziza Mustafa seguindo seu pai faz a fusão entre o jazz/mugam de forma surpreendente. Acompanhada por músicos de primeira linha como, Al Di Meola (violões), Stanley Clarke (baixos), Bill Evans (sax) e Omar Hakim (bateria). Com 11 faixas de autoria própria e a sensação de suavidade em cada música, Aziza mescla de modo fantástico os estilos. Como posso citar algumas faixas, por exemplo, “Sheherezadeh” com um começo voltado para a música árabe, mais que depois se transforma em uma balada romântica. Em “Aspiration” , Al di Meola simplesmente arrasa com uma performance de solos em meio ao piano tocado por Aziza. E em minha opinião a faixa mais surpreendente “Bana Bana Gel” começa com uma demonstração de Aziza no piano e logo depois ela mesma começa a cantar em um belo improviso, com o passar da música (que dura 12 minutos), Evans começa o show particular no sax e o dueto com o piano/voz segue de forma sensacional até que os demais músicos entram no jogo e começa o que há de melhor jazz, o improviso. “Shadow” é uma balada romântica somente no piano e sax. “Father” dispensa qualquer comentário, em uma faixa praticamente solo de piano, Aziza conclui de forma sensacional esse trabalho.

Bom falar sobre todas as faixas seria um tanto complicado, mais o que me chamou realmente a atenção em Aziza Mustafa, foi a sonoridade diferente que ela demonstra no álbum, conseguiu reunir um grupo de músicos de primeira linha e que juntamente com ela realizaram esse belo trabalho. Aziza em outro trabalho “Jazziza” (que foi o apelido que seu pai lhe deu) traz outra faceta do seu trabalho, é um álbum recheado de Standards do Jazz – um exemplo: “My Funny Valentine”, mais deixa para uma próxima vez.

Espero que apreciem o trabalho da Aziza Mustafa.

01.Boomerang
02.Dance of Fire
03.Sheherezadeh
04.Aspiration
05.Bana Bana Gel (Bad Girl)
06.Shadow
07.Carnival
08.Passion
09.Spanish Picture
10.To Be Continued
11.Father

Créditos

Aziza Mustafa Zadeh (piano vocal)
Bill Evans (Sax tenor e soprano)
Stanley Clarke (Baixo Elétrico e Acústico)
Al di Meola (Violão)
Omar Hakim (Bateria)

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

4 comentários:

  1. Tenho 4 CD's dela. Recomendo vivamente.
    Os meus favoritos são o contrasts I e contrasts II mais clássicos mas o shamans também é muito bom.
    Aziza é única!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Baixei esse cd semana passada, muito bom.

    Raphael (meubonje)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram. Aziza é sensacional, o som dela é realmente único.

    Abraço

    ResponderExcluir