Host: Sharebee
Size: 91 MB e 96 MB
CLICK TO DOWNLOAD (Volume 1)
CLICK TO DOWNLOAD (Volume 2)
"Neo Swing For Dummies" é uma coletânea que traz o melhor do neo-swing, para quem já aprecia esse gênero ou busca conhecer novas bandas.
Nas décadas de 30 e 40 os salões americanos viviam embalados por um gênero derivado do jazz conhecido como swing, "Big Bands" formadas por um grupo de 12 a 25 músicos composta por saxofones, trompetes, trombones, ocasionalmente clarinetes, flautas, bateria, baixo, piano e por vezes guitarra. Que apesar de seu repertório ser voltado para a dança também executava blues, baladas e standards.No swing, por exemplo, se destacam Louis Armstrong, Duke Ellington, Count Basie, entre outros.
Surge o neo-swing, inspirado nas Big Bands (1930/1940), porém com influência do rock'n roll, além de ritmos latinos, ska, blues e soul. Isso vária muito de banda para banda. Os nomes usados pelas bandas chamam atenção e entre as bandas conhecidas estão; Squirrel Nut Zippers, Big Bad Voodoo Daddy e Cherry Poppin'Daddie e The Brian Setzer Orchestra.
Espero que você goste da dica. Essa coletânea não pode faltar na sua discoteca virtual.
Volume 1
01.Detroit Swing City (Alien Fashion Show)
02.Big Time Operator (Big Bad Voodoo Daddy)
03.Are You Hep To The Jive (Big Time Operator)
04.Zoot Suit Riot (Cherry Poppin' Daddies)
05.Safronia B (Colin James)
06.Just a GigoloI Ain't Got Nobody (David Lee Roth)
07.Fat Cats On The Prowl (Fat Cats)
08.Sherry Flip (Four Charms)
09.Ehi, Cumpari! (Good Fellas)
10.Jubilee Boogie (Hot Town Jubilee)
11.Caldonia (Jive Aces)
12.Five Guys Named Moe (Joe Jackson)
13.Ain't nobody here but us Chickens (Jordan's Drive)
14.Pennies From Heaven (Ray Gelato)
15.Watts Local (Royal Crown Revue)
16.Hell (Squirrel Nut Zippers)
17.Deal Me In (The Acme Swing Co)
18.Man With the Hex (The Atomic Fireballs)
19.Americano (The Brian Setzer Orchestra)
20.Jump, Jive An' Wail (The Brian Setzer Orchestra)
21.Rockin' At The Doghouse (The Love Dogs)
22.The Mice, the Demons, and the Piggies (Wolfgang Parke)
Volume 2
01. It Don't Mean a Thing (The Acme Swing Co)
02. Flip Flap Jack (Roomful of Blues)
03. Boogie Woogie Boy(The Puppini Sisters)
04. Spooky Lou (Hep Cat Daddies) 4
05. Jack, You're Dead (Joe Jackson)
06. Alberto (Guy e gli specialisti)
07. Guess Who's In Town (Veronica Martell)
08. Got My Own Thing Now (Squirrel Nut Zippers)
09. Lady With The Big Cigar (Swingerhead)
10. Swingin' With Tiger Woods ( Cherry Poppin' Daddies)
11. Pink Cadillac (Indigo Swing)
12. Kalamazoo (John Pizzarelli)
13. Mister Five By Five (Lily Wilde and Her Jumpin' Jubilee Orchestra)
14. Pennies From Heaven/I Can't give you anything But Love (Ray Gelato)
15. Queer For Cat (Big Rude Jake)
16. We the Cats (Shall Hep Ya)
17. You & Me & The Bottle Makes 3 Tonight (Big Bad VooDoo Daddy)
18. Spiderman Theme (Michael Buble)
19. Swing Brother Swing (Casey MacGill and the Spirits of Rhythm)
Créditos: AnySwing
Link Quebrado? Post Sem Foto?
""No caso do Neo Swing (segundo pesquisas) foi à primeira manifestação do jazz a ser “consumida” pela população branca – a mistura dos estilos como Rock’n roll, blues, soul e outros, fez com que o estilo (Neo Swing) mesmo não sendo original, pelo menos era um som de qualidade, dançante e principalmente alegre. ""..
ResponderExcluirAcho que esse seu comentario mostra que vc. está meio sem noção e sem conhecimento do que é Jazz......
William Silva.....
Bom William eu não sou um estudioso no assunto.
ResponderExcluirPode me corrigir por favor, gostaria muito de aprender - o que você sabe sobre o que escrevi.
Fico aguardando.
Abraço
Bem vamos lá,
ResponderExcluirPrimeiramente não podemos separar a história do Jazz em simplesmente uma vertente ou em somente um periodo e, em tudo isso há uma das maiores (re)evolução na historia da música, diferentemente do que vc. disse """No caso do Neo Swing (segundo pesquisas) foi à primeira manifestação do jazz a ser “consumida” pela população branca – a mistura dos estilos como Rock’n roll, blues, soul e outros, fez com que o estilo (Neo Swing) mesmo não sendo original, pelo menos era um som de qualidade, dançante e principalmente alegre. ""..
Antes devemos analisar que o género musical derivado do Jazz e chamado de Swing (1930/35-1946) a que vc. se refere ocorreu no periodo da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) onde as "Big Bands" formadas por um grupo de 12 a 25 músicos composta por saxofones, trompetes, trombones, ocasionalmente clarinetes, flautas ou trompas e secçao ritmica (bateria, baixo, piano e por vezes guitarra).Que apesar de seu repertório ser voltado para a dança também executava blues, baladas e standards.Dentre os seus expoentes e figuras que se destacaram podemos citar Glenn Miller, Tommy Dorsey, Harry James, Duke Ellington, Count Basie,Benny Goodman, Artie Shaw (= esse um genio),Lionel Hampton,Gene Krupa etc.Na mesma época faço um paralelo com algumas orquestras no Brasil que usam a mesma estrutura e somoridade:
- Orquestra Tabajara de Severino Araujo.
- Rio Jazz Orquestra.
- K-Ximbinho -Saudades de um Clarinete.
- Paulo Moura - Em suas várias atuações com orquestra.
Algumas Orchestras e musicos no exterior como referência.:
- Toshico Akioshi.
- EDDIE DANIELS.
- GRP All-Star Big Band
- Count Basie Orchestra
Falemos agora do termo Swing na forma mais pura do Jazz, que é a forma de "tocar a nota certa no tempo certo". Executar uma melodia no tempo médio/rápido em ritmos sincopados mostrando a tecnica instrumental mais há uma coisa que nao posso deixar de mencionar, que antes de tudo isso existe a emoção e o sentimento.
Agora quando digo que " vc. está meio sem noção e sem conhecimento do que é Jazz......", é importante vc. ouvir "Big Bands" sérias onde o clarinete que é tocado possui alma, vibrato e aqueles lindos efeitos alias instrumento esse ausente no teu Neo Swing;Os saxofones Alto e tenor possuem uma sonoridade especial. Vc deve se policiar e cuidar que antes de ingerir um consumismo americano aos seus leitores deve tomar cuidado pois muitas referências historicas já foram muito bem escritas e, ao colocarmos comentários na internet devemos cuidado pois passamos a ser referências de outras pessoas.
E para finalizar esses comentário trago o exemplo de dois grandes músicos:
1- Carlos Malta (maestro), ao fazer seu disco " Carlos Malta e Pife Muderno" estudou as bandas de pifano aprendeu a traduzir o sentimento musical e tocou a flautinha de bambu com aquela emoção e sentimento que comentei acima.
2- O grande saxofonista Sonny Rollins em sua última visita ao Brasil disse ainda estar procurando a nota perdida.Um bom músico e amante da boa música sabe o que isso significa.
Não sou estudioso no assunto apenas gosto de respeitar a tradição.......
Att.
William Silva
Parceiro, foi um deslize. Procure consertar esse parágrafo. O Jazz começou a ganhar novos horizontes a partir de sua primeira gravação, em 1917, com a ODJB, formada por músicos "brancos". Os negros só foram gravar a partir de 1923.
ResponderExcluirWilliam agradeço muito essas informações, afinal vivendo e aprendendo.
ResponderExcluirVou reformular o texto (usando algumas informações que você citou).
Abraço
Rapaz, entendo pouco sobre jazz, gosto muito da sonoridade e, se não for absurdo, gosto de samba e da "união" dos dois, a bossa-nova. Se não for absurdo, acredito que muitos artistas hoje utilizem "bossa-nova" com o nome de "jazz", como Diana Krall. Da mesma forma, outros utilizam blues com o nome de "rock progressivo", como David Gilmour (ver "Remember That Night" e "live in Gdansk"). Mas deixo registrado minha admiração pelo JAZZMAN! Um grande abraço! André.
ResponderExcluir